Em Janeiro 2016, fiz uma viagem ao Camboja, um país que sua população é predominantemente budista.
O Camboja é um país localizado na península da Indochina, no Sudeste Asiático. O país possui cerca de 15 milhões de habitantes, sendo que cerca de 96,4% (14,2 milhões de pessoas) tem como sua religião o Budismo. O país possui muitas belezas, tanto naturais quanto artificiais.
O maior destaque do país é sem dúvidas Angkor Wat, um complexo cheio de construções magníficas feitas em uma floresta tropical.
Fiz esta viagem para conhecer mais sobre o Budismo, uma religião nascida no oriente. Pensei que a melhor maneira de me aprofundar na religião seria conversando com alguém que tenha uma forte experiência com a religião. Com isso em mente, fui até o Angkor Wat para entrevistar o monge Shao Zhang, um senhor de 82 anos que tem uma forte ligação com o budismo desde os seus 37 anos.
Entrevista:
P: De maneira geral, o que é o budismo?
R: O budismo é uma religião fundamentada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, ou Buda. O foco do budismo é guiar o ser a um estado de paz, harmonia, alegria e liberdade.
P: Qual o principal ensinamento de Buda?
R: Para mim, o ensinamento principal de Buda é o que diz que devemos nos libertar do mundo material e esvaziar nossa mente para atingirmos o Nirvana.
P: O que é o Nirvana?
R: O Nirvana é o estado de libertação máximo atingido por um ser. É um estado eterno de plenitude e paz interior, que alcançamos ao seguir os ensinamentos do budismo.
P: Segundo o budismo, quais são os passos para se viver bem?
R: Buda diz que devemos encontrar a felicidade dentro de nós mesmos. Para isso, devemos nos livrar da inveja e da raiva, praticar o desapego material e boas ações, pensar de forma positiva e meditar.
P: Uma das grandes dúvidas do ser humano é saber o que acontece após a morte. Diversas religiões no mundo tem sua maneira de ver a vida após a morte. Como isso ocorre no budismo?
R: O budismo crê no renascimento, na ideia de que o corpo se separa do espírito. Quando o corpo morre, o espírito assume uma nova forma material em busca da evolução; É a chamada roda de Samsara. O espírito pode renascer em qualquer forma de vida, evoluindo ou não, dependendo das ações cometidas na vida passada; O chamado karma. A alma fica nesse processo até atingir o estado máximo de iluminação, o Nirvana.
Após a entrevista, me despedi de Shao e fui embora renovado. A sensação de paz e de harmonia que o lugar e os monges passam é incrível.
No final de tudo, valeu a pena cada segundo. Visitar lugares novos e absorver conhecimento é sempre muito bom.
Relato de Cláudio, 2º1 EM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário