sábado, 10 de março de 2018

A morte no Hinduísmo

Se você passar pelas margens do Rio Ganges, e pelas cidades que o costeiam, como por exemplo Varanasi, na Índia, talvez veja um rito funerário hindu, onde ocorre a cremação após a morte. Na Índia, cerca de 80% da população segue o Hinduísmo, a terceira maior religião do mundo, com cerca de 900 milhões de seguidores.
Varanasi- Cidade sagrada.  
O Hinduísmo é uma religião politeísta, com inúmeros deuses, e todos os deuses carregam inúmeras qualidades. Porém, mesmo com a junção de tantas crenças, em tantos deuses, em uma única religião, para os hindus, o que vem após a morte é comum a todos. Para eles, ocorre a transmigração da alma, ou seja, a reencarnação. Por isso, a passagem da vida para a morte deve ser feita de forma que tudo ocorra bem. Após a morte, o corpo deve ser lavado, ungido e cremado o mais rápido possível. Os pés do morto devem estar voltados para o sul, para o reino da morte, Yama, enquanto a cabeça está voltada para o norte, em direção ao reino de Kubera, da riqueza. A pira deve estar aberta, e é comum que a cerimônia seja perto de um rio. Depois de cremado, as cinzas são jogadas na água. 
Rio Ganges
Para os hindus, o rio Ganges é um rio sagrado, e ser cremado lá pode levar a alma direto para o estágio de libertação do ciclo de Samsara, ciclo esse que representa a passagem da alma por diversos corpos, e que só acaba quando o Moksha é alcançado. Por ser sagrado e tão procurado para se jogar cinzas, as águas do rio Ganges tornaram-se uma das mais poluídas do mundo. Ao passar por suas margens, alguns turistas ficam assustados, pois além de cinzas, encontra-se lá muitos cadáveres, jogados inteiros por conta da falta de dinheiro para realizar a cerimônia de cremação. Isso, no entanto, não impede que milhares de pessoas se banhem em suas águas, buscando lavar os seus pecados.
Terminada a cremação, a família passa por cerca de 10 dias de luta, nos quais se encontra impura. Durante esses dias, é realizado a sraddha, cerimônia onde comida é oferecida ao familiar falecido, para que ele tenha forças para ter a alma transmigrada para um novo corpo. 


Afinal, o que é a morte para os hindus?
A morte, para eles, nada mais é do que uma passagem. Ela é inevitável, e a única coisa que podemos fazer é sermos bons, agirmos de forma justa e ter uma vida pura, para assim reencarnarmos bem, e não em um corpo inferior. No Hinduísmo, a alma é imortal, e não pode ser destruída. Sempre estivemos aqui, e sempre estaremos. Isso é mostrado em passagens do Bhagavad-Gîtâ, texto que relata uma conversa entre Krishna, uma das deusas dos hindus, que remete ao aspecto mais íntimo, atraente e completo de Deus, que, para eles, tem vários nomes e se apresenta com várias faces, com seu discípulo em uma batalha.
Krishna e seu discípulo
 

Nunca houve um tempo em que Eu não existisse, nem tu, nem todos estes reis, e, no futuro, nenhum de nós deixará de existir”. (Bhagavad-gita 2.12)
A morte, conhecida como maha-prasthana (grande partida), pode ser um momento envolto de luz ou algo assustador. Isso depende de como levamos a vida. Fomos bons? Fizemos o mal?  Porque, no final, o carma é decisivo para os hindus. Ele nos prende à roda de Samsara, e só podemos sair de lá após nos livrarmos dele. Mas, no fim, não devemos ter medo da morte, pois somos alma, e não corpo. 
Deves saber que aquilo que penetra o corpo inteiro é indestrutível. Ninguém é capaz de destruir a alma imperecível”. (Bhagavad-gita 2.17)

Assim como o Sol ilumina sozinho todo este mundo, a entidade viva, sozinha dentro do corpo, ilumina o corpo inteiro através da consciência”. (Bhagavad-gita 13.34)
Roda de Samsara

Os três caminhos após a morte

Ao morrer, segundo o Hinduísmo, podemos seguir três caminhos devayana, pitriyana ou o inferno.

Para o devayana, vão as almas avançadas, com uma vida boa e pura, de meditação. Apesar disso, essas almas não alcançaram a autorrealização, possuindo pendências. Esses, devem permanecer em um retiro em outro sistema, até se libertar do ciclo de Samsara, atingindo o Moksha. Precisamos realizar certos atos para atingi-los, como  trabalhar para o Supremo ( Karma Yoga ), percebendo o Supremo ( Jñana Yoga ), meditar no Supremo (Raja Yoga) e servir o Supremo, em amorosa devoção ( Bhakti Yoga ).
No pitriyana, o caminho dos ancestrais, as almas que foram boas o bastante passam. Elas vão para Chandraloka, uma lua, onde encontram a realização e a felicidade, ma precisam voltar a Terra, pois ainda possuem desejos terrenos. Ao voltar, reencarnam em um novo corpo.
"Da mesma forma que alguém veste roupas novas, abandonando as antigas, a alma aceita novos corpos materi­ais, aban­donando os velhos e inúteis”. (Bhagavad-gita 2.22)

Há ainda um outro caminho, que pode levar ao inferno. É para lá que pessoas que foram más e impuras vão. Após enfrentar as provações do inferno, reencarnam em um corpo inferior, podendo ser uma planta ou um animal.
“Quando morre no modo da ignorância, nasce em corpo irracional, como de um animal”. (Bhagavad-gita 14.15)
Os que atingiram o Moksha ainda em vida material não vão por nenhum desses caminhos. Eles se fundem com o Absoluto, obtendo um destino supremo.
ada sattve pravriddhe tu pralayam yati deha-bhrit
tadottama-vidam lokan amalan pratipadyate
“Quando alguém morre no modo da bondade (sattva), atinge os mundos superiores e puros, onde residem os grandes sábios”. (Bhagavad-gita 14.14)
rajasi pralayam gatva karma-sagishu jayatetatha pralinas tamasi mudha-yonishu jayate
“Quando alguém morre no modo da paixão (rajas), nasce entre os que se ocupam em atividades fruitivas. E quando morre no modo da ignorância (tamas), nasce no reino animal”. (Bhagavad-gita 14.15)
 Para o Hinduísmo, então, sempre existirá a possibilidade de salvação, pois a alma é imortal e reencarnamos na esperança de realizar o bem, de ver a verdade, para no fim, encontrar a felicidade.



Para saber mais sobre o Rio Ganges, e Varanasi, conhecida como Cidade dos mortos, clique aqui.

 Referências

A PRÓXIMA VIAGEM. Varanasi . Disponível em: < http://old.aproximaviagem.pt/n8/10_varanasi.html >. Acesso em: 10 mar. 2018.GIRIDHARI DAS. Quem é krishna? Disponível em: < http://giridhari.com.br/quem-e-krishna/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.LIÇÕES. Resumo e roteiro de estudos sobre o tema vida pós-morte . Disponível em: < https://licoes.com/uploads/14407e7e7f63425731b2dd0cfc144a85/resumo%20e%20roteiro%20de%20estudos.docx.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2018.MEDITAÇÃO INTEGRATIVA. Moksha e nirvana: uma libertação . Disponível em: < http://meditacao.org.br/curso-formacao-meditadores-instrutores-professores-meditacao/moksha-e-nirvana-a-libertacao/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.MUNDO ESTRANHO. Como como grandes religiões velam seus mortos? Disponível em: < https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/como-as-grandes-religioes-velam-seus-mortos/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.MUNDO GUMP. Cidade dos mortos . Disponível em: < http://www.mundogump.com.br/cidade-mortos/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.SECRETARIADO NACIONAL DA PASTORAL DA CULTURA. Rituais fúnebres no mundo: hinduísmo . Disponível em: < http://www.snpcultura.org/vol_rituais_funebres_hinduismo.html >. Acesso em: 10 mar. 2018.TODA MATÉRIA. Rio ganges . Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/rio-ganges/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.VOLTA AO SUPREMO. Morte e renascimento no hínduismo . Disponível em: < https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/morte-e-renascimento-no-hinduismo/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.WIKIPÉDIA. Bhagavad gita . Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/bhagavad_gita >. Acesso em: 10 mar. 2018.WIKIPÉDIA. Rio ganges . Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/rio_ganges >. Acesso em: 10 mar. 2018.ÍNDIA GEOGRÁFICA, DA TRADIÇÃO AO CONTEMPORÂNEO. A vida após uma morte sem hinduísmo . Disponível em: < https://indiageografica.wordpress.com/2017/03/18/first-blog-post/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.

Escrito por Rafaela Davis da Silva Trisch, 2º ano 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário