Varanasi- Cidade sagrada. |
Rio Ganges |
Terminada a cremação, a família passa por cerca de 10 dias de luta, nos quais se encontra impura. Durante esses dias, é realizado a sraddha, cerimônia onde comida é oferecida ao familiar falecido, para que ele tenha forças para ter a alma transmigrada para um novo corpo.
Afinal, o que é a morte para os hindus?
A morte, para eles, nada mais é do que uma passagem. Ela é inevitável, e a única coisa que podemos fazer é sermos bons, agirmos de forma justa e ter uma vida pura, para assim reencarnarmos bem, e não em um corpo inferior. No Hinduísmo, a alma é imortal, e não pode ser destruída. Sempre estivemos aqui, e sempre estaremos. Isso é mostrado em passagens do Bhagavad-Gîtâ, texto que relata uma conversa entre Krishna, uma das deusas dos hindus, que remete ao aspecto mais íntimo, atraente e completo de Deus, que, para eles, tem vários nomes e se apresenta com várias faces, com seu discípulo em uma batalha.
Krishna e seu discípulo |
“Nunca
houve um tempo em que Eu não existisse, nem tu, nem todos estes
reis, e, no futuro, nenhum de nós deixará de existir”.
(Bhagavad-gita 2.12)
A morte, conhecida como maha-prasthana (grande partida), pode ser um momento envolto de luz ou algo assustador. Isso depende de como levamos a vida. Fomos bons? Fizemos o mal? Porque, no final, o carma é decisivo para os hindus. Ele nos prende à roda de Samsara, e só podemos sair de lá após nos livrarmos dele. Mas, no fim, não devemos ter medo da morte, pois somos alma, e não corpo.
“Deves
saber que aquilo que penetra o corpo inteiro é indestrutível.
Ninguém é capaz de destruir a alma imperecível”.
(Bhagavad-gita 2.17)
“Assim
como o Sol ilumina sozinho todo este mundo, a entidade viva, sozinha
dentro do corpo, ilumina o corpo inteiro através da consciência”.
(Bhagavad-gita 13.34)
Roda de Samsara |
Os três caminhos após a morte
Ao morrer, segundo o Hinduísmo, podemos seguir três caminhos devayana, pitriyana ou o inferno.
Para o devayana, vão as almas avançadas, com uma vida boa e pura, de meditação. Apesar disso, essas almas não alcançaram a autorrealização, possuindo pendências. Esses, devem permanecer em um retiro em outro sistema, até se libertar do ciclo de Samsara, atingindo o Moksha. Precisamos realizar certos atos para atingi-los, como trabalhar para o Supremo ( Karma Yoga ), percebendo o
Supremo ( Jñana Yoga ), meditar no Supremo (Raja Yoga) e
servir o Supremo, em amorosa devoção ( Bhakti
Yoga ).
Há ainda um outro caminho, que pode levar ao inferno. É para lá que pessoas que foram más e impuras vão. Após enfrentar as provações do inferno, reencarnam em um corpo inferior, podendo ser uma planta ou um animal.
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No pitriyana, o caminho dos ancestrais, as almas que foram boas o bastante passam. Elas vão para Chandraloka, uma lua, onde encontram a realização e a felicidade, ma precisam voltar a Terra, pois ainda possuem desejos terrenos. Ao voltar, reencarnam em um novo corpo.
"Da
mesma forma que alguém veste roupas novas, abandonando as antigas, a
alma aceita novos corpos materiais, abandonando os velhos e
inúteis”. (Bhagavad-gita 2.22)
“Quando
morre no modo da ignorância, nasce em corpo irracional, como de um
animal”. (Bhagavad-gita 14.15)
Os que atingiram o Moksha ainda em vida material não vão por nenhum desses caminhos. Eles se fundem com o Absoluto, obtendo um destino supremo.
Para o Hinduísmo, então, sempre existirá a possibilidade de salvação, pois a alma é imortal e reencarnamos na esperança de realizar o bem, de ver a verdade, para no fim, encontrar a felicidade.ada sattve pravriddhe tu pralayam yati deha-bhrittadottama-vidam lokan amalan pratipadyate“Quando alguém morre no modo da bondade (sattva), atinge os mundos superiores e puros, onde residem os grandes sábios”. (Bhagavad-gita 14.14)rajasi pralayam gatva karma-saṅgishu jayatetatha pralinas tamasi mudha-yonishu jayate“Quando alguém morre no modo da paixão (rajas), nasce entre os que se ocupam em atividades fruitivas. E quando morre no modo da ignorância (tamas), nasce no reino animal”. (Bhagavad-gita 14.15)
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Referências
A PRÓXIMA VIAGEM. Varanasi . Disponível em: < http://old.aproximaviagem.pt/n8/10_varanasi.html >. Acesso em: 10 mar. 2018.GIRIDHARI DAS. Quem é krishna? . Disponível em: < http://giridhari.com.br/quem-e-krishna/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.LIÇÕES. Resumo e roteiro de estudos sobre o tema vida pós-morte . Disponível em: < https://licoes.com/uploads/14407e7e7f63425731b2dd0cfc144a85/resumo%20e%20roteiro%20de%20estudos.docx.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2018.MEDITAÇÃO INTEGRATIVA. Moksha e nirvana: uma libertação . Disponível em: < http://meditacao.org.br/curso-formacao-meditadores-instrutores-professores-meditacao/moksha-e-nirvana-a-libertacao/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.MUNDO ESTRANHO. Como como grandes religiões velam seus mortos? . Disponível em: < https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/como-as-grandes-religioes-velam-seus-mortos/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.MUNDO GUMP. Cidade dos mortos . Disponível em: < http://www.mundogump.com.br/cidade-mortos/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.SECRETARIADO NACIONAL DA PASTORAL DA CULTURA. Rituais fúnebres no mundo: hinduísmo . Disponível em: < http://www.snpcultura.org/vol_rituais_funebres_hinduismo.html >. Acesso em: 10 mar. 2018.TODA MATÉRIA. Rio ganges . Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/rio-ganges/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.VOLTA AO SUPREMO. Morte e renascimento no hínduismo . Disponível em: < https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/morte-e-renascimento-no-hinduismo/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.WIKIPÉDIA. Bhagavad gita . Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/bhagavad_gita >. Acesso em: 10 mar. 2018.WIKIPÉDIA. Rio ganges . Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/rio_ganges >. Acesso em: 10 mar. 2018.ÍNDIA GEOGRÁFICA, DA TRADIÇÃO AO CONTEMPORÂNEO. A vida após uma morte sem hinduísmo . Disponível em: < https://indiageografica.wordpress.com/2017/03/18/first-blog-post/ >. Acesso em: 10 mar. 2018.
Escrito por Rafaela Davis da Silva Trisch, 2º ano 1.
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