segunda-feira, 12 de março de 2018

Aborígenes Australianos


Austrália – Aborígenes
Os aborígenes são para Austrália como os índios são para o Brasil, eles são um dos primeiros povos do mundo que começaram a imigrar, chegando à Austrália e em suas ilhas aos redores cerca de 70 mil anos atrás, hoje em dia eles representam hoje apenas 3% da população australiana, se situam na região norte da ilha. A historia dos aborígines é ate um pouco semelhante com a dos índios do Brasil, e nesse diário de viagem você vai descobrir muita coisa sobre esse povo que o que tem de antigo tem de descriminado também.
Nossa viagem começa em Guarulhos onde pegamos o primeiro voo ate o nosso destino final Brisbane, capital do estado de Queen Island na Austrália, temos duas paradas ate lá, vamos parar em Los Angeles  e depois em Detroit onde finalmente embarcamos no voo para a Austrália, será uma longa viagem ate lá, o que eu recomendo é um bom travesseiro para dormir muito!     
Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\Aeroporto-Austrália.jpeg
Sai do Brasil de noite e cheguei de noite, acho que estou viajando no tempo, estou indo para o hotel enquanto escrevo isso, vou passar a noite do Next Hotel Brisbane, não vejo a hora de acordar amanha para visitar o lugar mais importante do aborígenes o “Uluru”.

Bom dia, estou no aeroporto de Brisbane de novo agora eu vou pegar um voo para meu destino final dentro da Austrália, a cerca de mais ou menos 2500km de onde estou para o aeroporto Ayers Rock, chegando la estarei a cerca de 20km do uluru, mais 4 hora e meia de sono!

Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\3900426169_5ca740ef1c_b.jpg
Cheguei em  Rock Airport, agora estou a cerca de 20km do uluru, agora vamos para a historia por tras desse povo que e tao descriminado mas ao mesmo tempo MUITO resistente.
Como eu já disse no começo do diário os Aborígenes foram um um dos primeiros seres humanos a começarem a imigrar para fora da africa, por conta disso possuem uma cultura bem diferente. Os aborígenes australianos são nômades, caçadores e colectores de vegetais e praticam a religião animista. No deserto, as populações concentram-se onde há água em acampamentos temporários. As habitações são simples refúgios. Erguem proteções contra o vento com ramos e moitas e, se o solo for arenoso, escavam covas para ficarem mais protegidos do mesmo. Quando as noites são frias, dormem ao redor do fogo. O cão é o único animal doméstico.
Os homens caçam animais de grande porte como os cangurus e pescam. As mulheres recolhem os vegetais e o mel, caçam animais pequenos e apanham crustáceos. Os aborígenes não usam o arco e a flecha para caçar, mas servem-se de lanças, bastões e bumerangues. Para a coleta, utilizam o machado de pedra e o pau de escavar. Fabricam estes utensílios com madeira, ossos e pedra. Preparam a comida diretamente sobre as brasas, pois não têm recipientes de cozinha resistentes ao fogo.
Os casamentos fazem-se entre segundos primos. Em condições extremas, são possíveis as uniões entre clãs. Não existe um governo tribal. Quando necessário, os chefes familiares desempenham transitoriamente o papel de chefes locais. Os aborígenes não são guerreiros. Só recorrem à guerra em ocasiões raras, sobretudo para aplicar a justiça. A cremação dos cadáveres é uma prática comum na sua cultura. E as pessoas mais importantes podem ser conservadas em troncos de árvore ocos.  Como já comentado os aborígenes praticam uma religião animista, ou seja, acreditam nas forças da natureza, uma curiosidade interessante sobre a historia da criação segundo eles e que o “Uluru”, um símbolo de grande importância para o povo aborígenes por que segundo eles foi de lá que as principais forças da natureza começaram sua caminhada e construíram o mundo do qual  conhecemos.  A tempo de criação do mundo e conhecido como “Sonho”, o nome que eles dão ao presente é o “Tempo do sonho”, para eles o “Sonhar” existe antes de você nascer, e durante a vida você continua a sonhar e quando morre você sonha mas não em si e sim no seu espirito. Uma curiosidade interessante é que a tempo de gestação para eles começa realmente no quinto mês, pois ate lá o útero da mulher apenas se prepara para receber um espirito, então a partir do quinto mês que normalmente quando os bebes começam a chutar é o momento que realmente consideram a mulher gravida.
Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\c7c6e4d7a6ae456ca37f662153601b93.jpg
O povo sofreu muito preconceito e diversos massacres aconteceram durante a colonização da Austrália pelos ingleses, algumas cicatrizes são bem fortes e marcam a historia da Austrália até hoje, pois em alguns lugares de lá os aborígenes ainda sofrem um preconceito por causa do passado, a partir de 1900 o governo Australiano criou diversos programas para reintegrar o povo com a cultura ocidental e por assim dizer diminuir o preconceito existente..
Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\yTgc7.jpg
Não tem como não se apaixonar pela cultura Aborígene a arte desse povo e linda, aqui vai algumas imagens do que vi nesse local:Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\download.jpgDescrição: C:\Users\usuario\Desktop\download (1).jpgDescrição: C:\Users\usuario\Desktop\blogger-image-644815347.jpg
Outras imagens sobre o convívio com eles e a beleza natural no local:Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\ingresso-de-entrada-ao-parque-cultural-abor-gene-tjapukai-in-cairns-110923.jpgDescrição: C:\Users\usuario\Desktop\TjapukaiAboriginalCulturalParkByDay(SelfDrive).jpg



E por ultimo mas também não menos importante algumas fotos do Uluru e sua incrível beleza:Descrição: C:\Users\usuario\Desktop\the-uluru-summit-is-fantastic-21387093.jpgDescrição: C:\Users\usuario\Desktop\on-top-of-ayers-rock.jpgDescrição: C:\Users\usuario\Desktop\IMG_5652.JPG
Um vídeo bem legal que eu achei na internet sobre o povo e esse daqui, vou disponibilizar o link para quem tenha interesse olhar como vive e lutam contra o preconceito a povo Aborígine: https://www.youtube.com/watch?v=tSNvfk0zFNc

Matheus Bristot de Quadros, em um voo voltando para o Brasil após passar uma semana com uma das culturas mais antigas do mundo, dando ate mais para esse pais que com certeza voltarei a visitar outra hora. Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário