domingo, 11 de março de 2018

Conhecendo o Hindúismo




Diário de viagem a Índia


Recentemente, nas minhas férias de verão de 2017, fiz uma viagem para a Índia para conhecer mais a respeito da religião hindu e suas crenças, para isso resolvi visitar o belíssimo templo de Meenakshi Temple, Madurai, Índia, um templo situado na margem do rio Vaigai. O templo é dedicado a deusa Parvati, conhecida como Meenakshi, e ao seu consorte Shiva.





Após uma visita ao templo decido conversar com as pessoas e saber a respeito das crenças de sua religião. Descubro que o hinduísmo é a terceira maior religião do mundo, que tem grande presença na Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.


Estava andando no templo até que encontrei uma mulher chamada Valéria, do lado de fora do templo, ela estava fazendo carinho em uma vaca, isso me chamou a atenção e decidi falar com ela, expliquei para ela que de onde eu vim é comum utilizar a vaca como alimento, então ela disse que gostaria de me explicar mais a respeito da cultura do seu povo, e eu como estava por ali aceito e decido tirar minhas dúvidas.


Quando o hinduísmo surgiu?


O hinduísmo se originou em um passado muito distante, alguns estudos afirmam que surgiu a aproximadamente 10.000 anos a.C , e que suas primeiras escrituras –Rig Veda foi composta bem antes de 6.500 anos a.C, porém não se sabe ao certo a origem da religião


Vocês seguem algum princípio?


Sim, nós seguimos, porém não existe apenas um, e sim vários segmentos, o hinduísmo é um conglomerado de diversas crenças e tradições. Dharma (ética e deveres), Samsara (renascimento), Karma (ação correta), Moksha (liberação do ciclo do Samsara). Além disso deve-se respeitar as tradições, crer nas divindades, persistir no sistema de castas (que determina o status de cada pessoa na sociedade), ter noção da importância dos ritos, acreditar em reencarnações anteriores e nos guias espirituais. A posição assumida por uma pessoa no sistema de castas depende do Karma de outras vidas, e somente os brâmanes (pertencentes as castas superiores) podem realizar rituais religiosos.


O que vocês pensam sobre a morte?


Para nós a morte está ligada a reencarnação, a alma está ligada ao mundo por meio de pensamentos, palavras e atitudes. Quando o corpo morre sua alma passa para o corpo de outra pessoa ou animal, isso depende de nossas ações, pois toda ação gera uma reação (Lei do Karma), porém enquanto não atingirmos a libertação final passamos por diversas mortes e renascimentos.


Vocês possuem algum Deus?


Nós hindus somos politeístas (acreditamos em vários deuses). Os principais são: Brahman (força criadora do universo), Ganesha (deus da sabedoria e sorte) Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição) Sarasvati (deusa das artes e da música), Shiva (Deus supremo), Vishnu (manutenção do Universo). Para nós Brahman é uma força suprema, porém não é único, e os outros deuses representam os muitos outros aspectos dele. Parvati, a quem esse templo é dedicado é considerada a encarnação da energia total do universo.


Existe alguma escritura importante ou textos sagrados?


Nós possuímos as “Shastras”, que basicamente é uma coleção de leis espirituais descobertas por diferentes santos em diferentes épocas. Existem dois tipos de escritos sagrados hindus: Shruti (ouvido) e Smriti (memorizado). Eles foram passados de geração para geração oralmente por séculos antes que fosse escrito. Possuímos diversos outros textos, os mais conhecidos são: Mahabarata, Vedas, Yoga Sutras, Upanishad, Bhagavad.


Ao andar no templo percebi que a religião possui fases até chegar na atual, poderia me explicar?


Sim, na primeira fase chamada de Hinduísmo Védico era comum o culto a deuses tribais como o deus supremo Dyaus (deus do céu), na segunda o culto a trindade: Brahmam (alma universal), Vishnu (preservação) e Shiva (destruição), na terceira ocorre adaptações com influências de outras religiões como cristianismo e islamismo.



Agora a última pergunta: Por que a vaca é considerada sagrada?


Isso é por que os Vedas associam a imagem do animal com fertilidade e a várias divindades, para nós a vaca é até considera mais pura que os próprios brâmanes. O caso mais conhecido é da vaca Nandi, que carregava a Deusa Shiva, a vaca Nandi está representada em todas as vacas que circulam livremente por toda a Índia, nunca convide um Indiano para um churrasco com carne de gado, ele vai se sentir ofendido.










Agradeci Valéria que foi muito gentil comigo e me tirou todas as dúvidas a respeito do hinduísmo e retorno para casa com um conhecimento completo sobre o hinduísmo, uma religião enorme, com templos muito bonitos e uma cultura fenomenal, recomendo a todos que tiverem a oportunidade visitar a Índia e aprender um pouco mais sobre o hinduísmo.




Trabalho feito por: Lucas Ourique 2º ano 1.


Referências:


https://brasilescola.uol.com.br/religiao/hinduismo.htm

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/por-que-a-vaca-e-sagrada-na-india,5208d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parvati

https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hinduismo.htm

https://www.todamateria.com.br/hinduismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário