segunda-feira, 12 de março de 2018

Budismo na India

Em 2017, embarquei em um avião no aeroporto de Congonhas em São Paulo com destino ao continente asiático, mais detalhadamente, a India. Sai de São Paulo querendo conhecer uma nova cultura, com pessoas e crenças completamente diferentes da minha.
Escolhi então, a cidade de Varanasi. O local atrai muitos praticantes do budismo, além de ser uma das mais importantes cidades sagradas da Índia.
A cidade é encantadora, cheia de cores e templos budistas, conforme eu conhecia coisas novas mais eu me encantava pelas praticas budistas.
Varanasi é sagrada para os budistas, pois foi lá que viveu durante muito tempo Sidarta Gautama. o "buda supremo da nossa era" (segundo a religião).
A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, acredita-se que o caminho para a libertação está na conciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como meditação e yoga.

 Em Varanasi o nosso coração é constantemente desafiado, nos deparamos nas ruas com sofrimentos variados, como por exemplo, pessoas com doenças muito graves que vão a cidade para morrer, pois é muito auspicioso fazer a passagem lá.



A cerca de 15km de Varanasi fica a cidade de Sarnath, muito famosa na Índia por ser também o local onde o buda Sidarta Gautama fez sua primeira pregação.

No local há um templo budista chines, que explica a historia do budismo detalhadamente, perto deste local a um importante e antigo templo budista, o Mulgandh Kutti Vihar. O templo tem ares de modernidade e seu interior não tem nada de surpreendente, a não ser o calor incalculável abrandado apenas por alguns ventiladores. Ao lado tem uma arvore sagrada, que além de toda sua mistica, nos proporciona um boa e relaxante sombra.

A mais ou menos 200 metros dali, há o monumento mais importante da cidade e um dos mais importantes do budismo em todo o mundo. A estupa de Dhamekh, que marca o local onde o buda Gautama fez a sua primeira pregação e, por isso, é local de intensa peregrinação budista no país.







No meu ultimo dia em Varanasi, presenciei um ritual fúnebre budista, não fiquei muito tempo, por que não é algo que me sinto confortavel. Porem chegando no hotel, fui pesquisar um pouco mais sobre esse assunto. Uma variedade de costumes e ritos prevalece em diferentes partes do mundo budista em relação a passagem. Os parentes próximos tentam preparar a pessoa já muito doente para a morte, considerada um estado de repouso abençoado.


   Já dentro do avião, voltando pra casa, vi o quanto de coisas novas eu havia aprendido, coisas que eu levarei comigo pra sempre e que com certeza irei passar para os meus filhos no futuro. Sai com  leveza e gratidão de um lugar espetacular. Com certeza, voltarei mais vezes.

                                            Caroline Guimarães Izaguirres da turma 2º2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário