sábado, 10 de março de 2018

Hínduismo na Indonésia

O Balinês

Prambanan A religião é um assunto sério na Indonésia, que é o país de maioria muçulmana mais populoso do planeta: 87% da população do país professa o Islã. Não em Bali. A ilha, a região turística mais importante da nação, tem maioria hindu, 93%. Não se sabe ao certo como o hinduísmo chegou por lá. Há quem diga que a religião foi levada por indianos, ainda no segundo século 2 d.C. Outros afirmam que foram os próprios moradores do local que, após viajarem até a Índia, adotaram a nova religião. Fato é que o hinduísmo foi a primeira das grandes religiões a fazer adeptos por ali e logo foi seguida pelo budismo. Cerca de 1000 anos depois dos hindus, vieram os muçulmanos, provavelmente também da Índia. Com o avanço do Islã na ilha de Java, os hindus começaram a se refugiar em Bali.

Minha viagem a Indonésia no início achei que tudo aqui era só ondas perfeitas para surfar, mas depois de umas voltas no centro da ilha de Java conversei com alguns senhores donos de restaurantes, que me contaram que quem visita a cidade de Yogyakarta na Ilha de Java, busca o magnífico templo de Borobudur, no coração da ilha e um dos mais incríveis templos budistas ancestrais do mundo. Mas quando começei a pesquisar sobre o que fazer, descobri que pertinho de Yogya fica outra preciosidade, o Templo Prambanan.


A verdade é que Prambanan é ofuscado por Borobudur. Diferente do vizinho mais famoso, Prambanan é um templo hindu dedicado a Brahma, Vishnu e Shiva, as três principais divindades do hinduísmo. E é justamente o templo dedicado a Shiva que chama mais atenção.
Ele fica no centro do complexo, com impressionantes 47 metros de altura rodeado de templos menores que são dedicados as outras divindades.
Prambanan fica distante 17km do centro de Yogyakarta, não é longe, mas com o péssimo trânsito da cidade, essa pequena distância pode demorar até 1h30m para ser percorrida.
Um tour até custa em média 130.000 rúpias (R$ 32,00) e geralmente sai em dois horários, um pela manhã e outro a tarde.
A entrada do templo custa 325.000 rúpias (R$ 80,00), eu acho bem salgado, considerando que é o mesmo preço para entrar em Borobudur.
Mas mesmo assim, vale a visita, considerando que é possível visitar Borobudur pela manhã e Prambanan a tarde, onde ainda consegui tirar uma foto magnífica do fim do dia, uma foto linda!!

                          Trabalho escrito pelo aluno Matheus Penz Gabineski - 2º2

Referências:

http://www.vounajanela.com/indonesia/prambanan-templo-hindu-java-indonesia/
https://www.360meridianos.com/2012/09/os-deuses-de-bali.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário