domingo, 11 de março de 2018

Día de los Muertos em Pátzcuaro

3 de novembro - Pátzcuaro (Michoacán, México)

    Depois de uma semana incrível aqui nessa cidade, vou ter que me despedir dela e não tem jeito melhor do que compartilhar tudo o que vi aqui.

    Pátzcuaro é uma cidade encantadora. A tradução do seu nome é "Puerta del Cielo" (Porta do Céu), e podemos ver pelo nome que é uma cidade tem a religião Católica muito presente..

   Eu cheguei aqui no dia 27 de outubro, já que tinha sido aconse-lhada a vir uns dias antes do Día de los Muertos para conhecer a cidade, o que valeu muito a pena.

    Para chegar até a cidade se tem diversas opções. Eu fui de avião do Brasil até a Cidade do México (Capital do México) e segui de ônibus até Morélia que é a capital de Michoacán. De Morélia até Pátzcuaro de ônibus leva 45 minutos.


Pórtico de Pátzcuaro - http://archivo.eluniversal.com.mx/estados/2014/entran-autodefensas-a-patzcuaro-990871.html

    Em Pátzcuaro eu fiquei no hotel Refigio del Ángel que fica à 220 metros da parte principal do centro. O fato de hotel ser perto do centro me ajudou a visitar uns pontos turísticos tão lindos que vale a pena conferir, como a Plaza Vasco de Quiroga, Casa de los Once Patios e a Basílica de Nuestra Señora de la Salud.

Plaza Vasco de Quiroga - https://www.flickr.com/photos/quokant/4682474148

Basílica de Nuestra Señora de la Salud - http://www.asociaciondehotelesdemexico.com/atractivos/michoacan.html

    Para os mexicanos, a morte não é uma lamenta e sim uma festa que é comemorada uma vez por ano, sendo que essa festa dura três dias, do dia 31 de outubro até 2 de novembro. No Brasil a data que é sinônimo de tristeza e melancolia, no México e principalmente em Pátzcuaro, é uma tradição que faz as famílias e os amigos se juntarem para fazer uma festa para seus antepassados que já faleceram.

     As pessoas se fantasiam, pintam os rostos com a famosa caveira mexicana (La Catrina), fazem altares coloridos, cheios de comidas e bebidas tipicas de la sobre os túmulos e em suas casas, com mariates tocando musicas tipicas do México. A preparação é feita no dia 31.

Cemitério em Pátzcuaro - http://retodiario.com/noticia/destacadas/Listos-los-panteones-para-el-Dia-de-Muertos/101316.html


Cemitério em Pátzcuaro - http://agenciatzacapu.com/2017/10/dia-de-muertos-en-michoacan-tradicion-valor-y-compromiso/

       Durante o dia, a cidade começa a celebrar. No centro historico de Pátzcuaro eles fazem uma feirinha (Onde se vende as lembranças da cidade, talismãs, comidas variadas, caveiras decoradas, chapéus, e uma grande variedade de coisas), há um palco onde se tem apresentações de danças tipicas e também há mariates tocando em praças o que leva todos a dançarem.
  
       O dia 1º de novembro é dedicado aos niños (Crianças) e o dia 2 é dedicado aos adultos. A programação da cidade acontece tanto durante o dia (Até a meia noite) quanto à noite (Após a meia noite). Durante a noite do dia 1º, na ilha Janitzo, eles acendem velas por toda ilha deixando ela totalmente iluminada, e eles fazem uma procissão com canoas iluminadas com velas no lago da cidade. Nas canoas eles transportam comidas e bebidas para recepcionar os mortos com direito a música e dança no pier.


Ilha de Janitzo - http://dialogorealidadsocial.blogspot.com.br/2012/01/

Canoas - https://www.mexicodestinos.com/blog/2014/10/5-destinos-increibles-para-viajar-en-dia-de-muertos/


       Após a meia noite, as pessoas vão para o cemitério já que eles ficam abertos 24 horas na semana do feriado. As famílias e os amigos se juntam para ficar no cemitério e alguns até dormem.  Algumas famílias tem suas próprias cerimonias para celebrar os antepassados, e você pode assistir alguns deles.
        
       O destaque da festa é a Dama de la Muerte, a deusa que inspirou a La Catrina que é um dos maiores símbolos do festival juntamente com os esqueletos. 
        
       Nos dias do festival também ocorrem os concursos de melhor fantasia, melhor pão muerto (Pão que leva raspa de laranja, esva doce e tem enfeites de caveira), entre outras categorias.

      
Mariates - http://lionaudiovisual.com.br/12-fantasias-comuns-que-podem-ser-super-assustadoras-no-formato-zumbi/


Fantasias tipicas - https://catracalivre.com.br/bh/agenda/barato/festa-el-dia-de-los-muertos-tem-musica-gastronomia-e-acoes-coletivas/


      A visão dos mexicanos sobre a morte é de céu e inferno. Dependendo de suas ações a terra é que vai ser baseado para qual dos dois as almas vão, se forem boas a alma vai para o céu e se forem más a alma vai para o inferno. 
      As tradições dos mexicanos tem haver com os povos pré-hispânicos, por isso o grande uso de cores, músicas e a festa feita para celebrar os antepassados.
     Segundo eles, eles só vão poder se manter vivos no céu enquanto as famílias lembrarem deles nessa data especial. E alem de essa celebração ser passada de geração em geração, ela também serviu para moldar os valores que são uma mistura entre os povos pré-hispânicos (Que também celebravam a morte de modo parecido) e os valores cristãos (Principal religião deles).




Por Ana Clara Roos Fadanelli - 2º 1


REFERÊNCIAS:

- https://ideiasnamala.com/2018/01/18/mexico-patzcuaro/
- http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/dia-de-los-muertos-mexico/
- http://diadelosmuertos.yaia.com/historia.html
- http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2016/10/30/interna_turismo,554824/dia-d os-mortos-e-comemorado-em-festa-cheia-de-alegria-no-mexico.shtml
- https://www.dondeir.com/viajes-home/dia-de-muertos-en-patzcuaro-vive-la-magia-antepasados/201 6 /10/
- https://www.cityexpress.com/blog/dia-de-muertos-en-patzcuaro-velas-cultura-y-tradicion
- http://psicatarina.blogspot.com.br/2011/11/morte-na-cultura-mexicana.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário