quarta-feira, 14 de março de 2018

China, Taoismo


Recentemente fiz uma viagem para República Popular da China, também conhecida simplesmente como China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,38 bilhão de habitantes, quase um quinto da população da Terra.Mas porque escolhi a China? bem nem eu sei...
      
             Dia 05/08/2017...
Chegeui ontem a noite a viagem foi tão cansativa que dormi direto. Hoje decidi.Decidi que a primeira visita seria a muralha da china ela  é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais.Foi simplemente incrível, uma visita quer era para durar uma manhã se estendeu pela tarde toda.Sai de la e fui direto para o hotel, dormir.


           Dia 06/08
Bom hoje eu acordei decidida a conhecer um pouco mais sobre a cultura dos chineses então meu destino foi a huan shan. Uma das 5 montanhas sagradas desta religião. Composta por cinco picos e enquadrada numa cadeia montanhosa que impressiona pelas suas paredes verticais, foi local de eleição para refúgio de místicos taoístas, que viviam em cavernas espalhadas pelas vertentes da montanha, meditando no Tao.  A montanha, essa sim, está quase igual, imponente e impassível perante os milhares de turistas (mais uma vez na sua esmagadora maioria, chineses) que sobem e descem os degraus talhados na pedra. O que atrai estes “peregrinos” já não é a procura do significado das coisas, mas sim a espectacularidade da paisagem e a inclinação das subidas (e descidas!).
   
         
            Dia 07/08
Bom hoje eu fui conhecer mais sobre o taoismo, entao decidi conhecer a hua shan ,  uma fantástica montanha Taoísta e Budista com templos construídos em penhascos e nas paredes das montanhas.L fui convidada para participar de alguns rituais, então decidi descrever alguns...

Ritual de Iniciação
A Iniciação é um ritual realizado para introduzir aqueles que estão interessados em tomar o Taoísmo como seu Caminho espiritual. Tradicionalmente, antes de transmitir os ensinamentos aos discípulos, os mestres taoístas realizam uma cerimônia, que pode ser bem simples ou mais elaborada, onde são estabelecidos os compromissos entre mestre e discípulo, para o ensino e o aprendizado no Caminho. Ingressando na Tradição, os novos iniciados passam a receber a proteção e a orientação espiritual dos guardiões e mestres espirituais taoístas.
No Ritual de Iniciação os antigos iniciados também podem renovar os seus votos, tomando parte no ritual e recebendo novamente as bênçãos dos mestres espirituais taoístas.

Oferendas ao Altar

As oferendas têm um papel muito significativo no caminho espiritual taoísta. Elas são gestos visíveis que demonstram nossos sentimentos invisíveis, estabelecendo uma conexão entre o mundo concreto e os aspectos sutis da vida. Quando a oferenda é sincera, yin e yang são fundidos em uma ação plena e autêntica, contribuindo para a restauração do estado de unidade do praticante.
As oferendas ao altar são feitas pelos iniciados e freqüentadores dos Templos, como forma de demonstrar respeito e gratidão às divindades superiores, desapego e desprendimento dos valores materiais, além da dedicação ao caminho de transformação espiritual.
Há várias oferendas no altar taoísta. Elas são compostas por:
·         Incenso – simboliza a transcendência e dissolução do ego, correspondendo ao conceito de Wu Wei (ação não-intencional);
·         Flores – simboliza a vida e corresponde ao conceito de Dzé Zan (natureza e naturalidade);
·         Frutas – simbolizam o desapego e desprendimento em relação aos valores materiais;
·         Água ou Chá – simbolizam a purificação e remoção dos apegos, correspondendo ao conceito Chin Jin (Transparência e Pureza);
·         Velas – simbolizam o encontro de nossa Consciência com a Consciência Sagrada, correspondendo ao conceito Suen Hua (Transformação Natural).
Bom no final do dia tive o prazer(ou nem tanto) de presenciar um rito de morte de um seguidor do taoismo. Os chineses reverenciam o passado e prestar muita atenção para a glorificação dos antepassados. Então, para honrar os mortos é uma prática comum nas três religiões-confucionismo, que professa o país, o budismo eo taoísmo. Na frente dos túmulos queimar incenso flores, rezar e local e para fornecer o alimento. Que a adoração é pensado para ajudar os mortos para desfrutar de uma existência agradável na vida após a morte também impedir que se tornem maus espíritos.

O culto à morte do Tasmo se deriva da crença de que após a morte, o espírito vagueia pelo purgatório para dois anos, mas precisa de ajuda para entrar no céu. Para conseguir isso, os chineses tendem a fazer ofertas com o papel, geralmente elaborado com imagens de todo tipo, principalmente com fotos de carros, edifícios e todas aquelas fotos que simbolizam um aspecto da vida e delmuerto personalidade.

ritual é queimar esses objetos, depois de terem sido apresentados no templo em honra daqueles que se foram. Assim, espera-se que a acção purificadora propícias ao fogo alma abrindo o caminho para a imortalidade.
                                                                                                        Isadora Brocca Matos 2ºano2



Nenhum comentário:

Postar um comentário